Logon
Blog

Você sabia que algumas gorduras podem fazer bem para a saúde?

Optar por fontes de gordura boa ajuda a fortalecer o organismo

​Muitas pessoas acreditam que cortar os alimentos que são ricos em gordura fará bem para a dieta ou a saúde de forma geral, mas nem sempre isso é verdade. Segundo o dr. João Merheb, nutrólogo do Hospital São Lucas Copacabana, existem comidas que contêm gorduras boas e são muito recomendadas para uma alimentação balanceada.

Na prática, há três tipos de gordura: as insaturadas – ou as gorduras boas –, as saturadas e as trans, que prejudicam a saúde. Quando consumidos com moderação e de forma a substituir as fontes de gordura ruim, os ingredientes com gorduras insaturadas podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e as chances de desenvolvimento das doenças cardíacas.

“As gorduras boas estão presentes, principalmente, nos óleos vegetais, como o azeite de oliva, e nos peixes ricos em ômega 3, como o salmão. Elas são fonte de muitos nutrientes e vitaminas, além de darem aquela dose extra de energia”, explica o especialista.

As gorduras insaturadas podem ser encontradas em vários outros alimentos, como abacate, ovos, castanhas, semente de girassol, chocolate amargo, linhaça, carne de porco e peito de pato. Inseri-los na dieta contribui para a obtenção de uma saúde mais forte, sobretudo do coração. “Porém, é preciso ter atenção às quantidades consumidas, já que elas ainda são gorduras. O mais indicado é consultar um nutricionista ou nutrólogo de confiança para montar um plano alimentar focado no perfil e nas necessidades de cada paciente”, orienta o dr. Merheb.

Já as gorduras saturadas e trans não são indicadas para consumo em grande quantidade, sobretudo por causar danos à saúde. A mais perigosa e que deve ser retirada o máximo possível da dieta é a gordura trans artificial, presente nos biscoitos, nos salgadinhos, nas margarinas, nas frituras, nos embutidos e em outras fontes de alimento. Além de contribuir diretamente para o ganho de peso, ela aumenta os níveis de colesterol ruim e açúcar no sangue.



Veja mais