Logon
Sobre Nós

Centro de Especialidades Médicas

Assistência médica com qualidade e segurança

​​​​​​​​​​​​​​​​​Para oferecer aos pacientes uma linha de cuidado integrada, englobando todas as etapas de assistência médica com qualidade e segurança, o Hospital São Lucas Copacabana criou seu Centro de Especialidades Médicas, localizado no Centro Médico do Shopping da Gávea, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. O espaço, que tem mais de 20 especialidades, é uma unidade satélite avançada do hospital que oferece assistência em caráter preventivo e o diagnóstico de patologias. 

O acompanhamento clínico e pós-cirúrgico é feito com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada composta por médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais de saúde que formam a linha do cuidado integrado e contribuem diretamente no sucesso do tratamento do paciente. 

O pioneirismo em tecnologia e abordagens inéditas que beneficiam o cuidado ao paciente é um dos grandes diferenciais do Centro de Especialidades Médicas. O “Centro Metabólico, Diabetes e Obesidade" é o primeiro espaço no estado do Rio de Janeiro dedicado ao diagnóstico e tratamento da Síndrome Metabólica, do diabetes tipo 2 e de doenças associadas. Outros diferenciais tecnológicos do Centro Médico são:

- Exame de escleroterapia, tratamento para diminuir o tamanho de vasos e veias;
- Exame de videolaringoscopia, que detecta anomalias na laringe, orofaringe e cavidade oral;
- Exame de endoscopia nasal, para diagnosticar e visualizar desvios de septo;
- Exame de ECG (eletrocardiograma), importante no diagnóstico de diversas doenças cardiovasculares.

Contato para informações e marcações de consultas: 2545-4000 (opção 1) ou centro.especialidades@saolucascopacabana.com.br
Horário de agendamento de exames e consultas: 7h às 12h e 13h às 19h.

Convênios e Planos

Para a maior comodidade dos pacientes, o Centro de Especialidades Médicas do Hospital São Lucas Copacabana é parceiro de uma ampla rede de convênios e planos. Confira abaixo a lista completa e, em caso de dúvida, consulte o seu convênio sobre os planos e coberturas autorizadas para atendimento.

- Allianz Saúde

- Allianz Worldwide

- AMAFRERJ

- ASSEFAZ​

- BACEN

- BNDS

- CAMARJ

- CAMPERJ

- ELETROS

- ELETROS SAÚDE

- EMBRATEL

- GAMA

- GOLDEN CROSS

- INB - Indústrias Nucleares do Brasil

- IPALERJ

- MÚTUA DOS MAGISTRADOS

- NUCLEP

- OMINT

- PETROBRAS AMS

- Real Grandeza: (exclusivamente os planos Executivo e Executivo Plus) nas especialidades credenciadas: cardiologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, cirurgia bucomaxilo e ortopedia.

- SAÚDE CAIXA: (especialidades credenciadas: cirurgia cardíaca, neurocirurgia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia vascular, proctologia - os procedimentos estão dentro da urologia, cirurgia bucomaxilo, de cabeça e pescoço, urologia, ortopedia, traumato-ortopedia, cirurgia bariátrica - os procedimentos estão dentro da Cirurgia do Aparelho Digestivo).​

- WORLD ASSIST   


IMPORTANTE: a lista pode ser alterada sem aviso prévio.

Centros de Re​ferência

​​O Centro de Especialidades Médicas do Hospital São Lucas Copacabana conta com sete centros de referência, que abordam de forma integrada o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente. São eles:​

​​​​​​Centro de Doenças do Fígado e Pâncreas 

​​Especializado em procedimentos hepatobiliares de alta complexidade, como os transplantes hepáticos e pancreáticos – incluindo o transplante duplo de pâncreas e rim –, o Hospital São Lucas Copacabana expandiu sua área de atuação e criou o Centro de Doenças do Fígado e Pâncreas.

Sendo o primeiro centro dedicado às doenças hepatobiliares da região, a unidade, localizada no Centro Médico do Shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, conta com atendimento ambulatorial dedicado às consultas de avaliação, diagnóstico e acompanhamento do paciente. Dentre as doenças do fígado que mais afetam a população está a esteatose hepática que, segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, acomete cerca de 20% dos brasileiros.

O excesso de gordura no órgão é a principal causa dos casos de cirrose e câncer de fígado. Os números de hepatite C também são alarmantes: estima-se que haja 70 milhões de pessoas com hepatite C no mundo; dessas, 2 milhões estão no Brasil, 200 mil têm cirrose e 20% delas terão câncer hepático em cinco anos de acompanhamento. Já a doença pancreática mais prevalente é o câncer de pâncreas, figurando em quarto lugar entre os tipos mais frequentes nas mulheres e o quinto entre os homens.
No corpo clínico do Centro de Doenças do Fígado e Pâncreas estão os médicos dr. Eduardo Fernandes, dr. Henrique Sérgio Coelho e dr. Silvio Martins, referências na área da hepatologia..
​​

​​​​​​Centro de Tratamento de Doenças do Rim e Pâncreas

Sendo uma referência no tratamento de doenças dos rins, o Hospital São Lucas Copacabana criou um espaço dedicado ao acompanhamento dos pacientes renais em seu Centro de Especialidades Médicas: o Centro de Tratamento de Doenças do Rim e Pâncreas.

Localizada no Centro Médico do Shopping da Gávea, a unidade conta com um corpo clínico de excelência e uma equipe multidisciplinar para auxiliar o paciente em todas as fases do atendimento, desde as primeiras consultas até o momento pós-alta hospitalar. 

O Hospital São Lucas Copacabana oferece tecnologia de alto nível para o tratamento ágil e seguro das principais doenças do rim e do pâncreas, incluindo o transplante renal e o transplante duplo rim-pâncreas. O transplante é a opção de tratamento da doença renal terminal que comprovadamente leva à maior qualidade de vida e sobrevida. Além disso, ele reduz à longo prazo os custos, seja pela interrupção do tratamento dialítico e, também, pela redução no número de internações e procedimentos relacionados à acesso vascular. O Centro de Rim e Pâncreas conta em seu corpo clínico com os médicos dr. Pedro Tulio Rocha e dr. Jadilson Pereira Junior

​​

​​​​​​Centro de Diabetes e Obesidade​

O Centro de Diabetes e Obesidade do Hospital São Lucas Copacabana foi o primeiro centro especializado em diabetes e doenças associadas do estado do Rio de Janeiro. Localizado no Shopping da Gávea, na zona sul da cidade, o espaço conta com uma equipe de cerca de 15 profissionais, entre médicos clínicos, cardiologistas, endocrinologistas, cirurgião bariátrico, enfermeiros, psicólogo e nutricionista, para prestar uma assistência multidisciplinar ao paciente.
A obesidade é um desafio epidemiológico. De acordo com os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL, mais de 50% da população adulta está acima do peso, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre as crianças, 20% têm sobrepeso e 30% são obesas. A obesidade é fator de risco para doenças que têm altas taxas de mortalidade e morbidade como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, além do impacto emocional e psicológico. O tratamento da obesidade também melhora várias doenças associadas, como diabete tipo 2, infiltração gordurosa do fígado e hipertensão.
O objetivo de Diabetes e Obesidade do Hospital São Lucas Copacabana é reunir, em local de fácil acesso, de forma objetiva, condições para que a obesidade e o diabete sejam tratados sem excesso de etapas desestimulantes ao paciente. O Centro de Diabetes e Obesidade é coordenado pela dra. Luciana El-Kadre.

​​​​​​Centro de Infusão

​Com ambiente confortável e atendimento humanizado, o Centro de Infusão do Hospital São Lucas Copacabana, localizado no Centro Médico do Shopping da Gávea, é destinado aos pacientes que necessitam de aplicações de medicamentos por via intravenosa, subcutânea e intramuscular. Entre eles estão antibióticos, imunossupressores e quimioterápicos para diversas doenças, além de hemocomponentes (sangue e plasma). 

Para o bem-estar dos pacientes durante as aplicações, a unidade dispõe de amplos espaços individuais com acomodação para acompanhante em ambiente acolhedor, que também contam com televisão, WI-FI, TV a cabo e ar-condicionado durante as aplicações terapêuticas. A equipe do Centro de Infusão é multidisciplinar e formada por médicos, enfermeiras e farmacêuticos que dão orientações antes de cada procedimento e ficam à disposição dos pacientes durante as aplicações. 

Em casos específicos, como os de pacientes oncológicos que possuem cateteres, por exemplo, os profissionais do centro realizam contatos por telefone antes das infusões para alertar sobre a importância de fazer a heparinização, um procedimento de limpeza que impede a obstrução do canal.

​​​​​​Centro de Hemodiálise

​O Centro de Hemodiálise do Hospital São Lucas Copacabana, criado em parceria com a Fresenius Medical Care, conta com estrutura moderna, corpo-clínico experiente e foco no diagnóstico e acompanhamento seguro e humanizado dos pacientes. 

A unidade também conta com uma equipe altamente capacitadas para atender pacientes internados e ambulatoriais, buscando facilitar e agilizar o diagnóstico e tratamento de patologias nefrológicas e minimizando intercorrências e custos com despesas de internações hospitalares. 

O Centro de  Hemodiálise conta com um parque tecnológico de altíssimo nível assistencial e de qualidade, equipada com máquinas 5008S Cordiax - HighVolume HDF – que proporcionam um tratamento dialítico de excelência para a população. O Serviço de Hemodiálise terá como responsável técnico o dr. Eduardo Rocha, já área de Transplante Renal estará sob a responsabilidade do dr. Pedro Túlio.

​​​​​​Centro de Hérnia Abdominal

​Em seu Centro de Especialidades Médicas, localizado no Shopping da Gávea, o Hospital São Lucas Copacabana conta com um Centro de Hérnias Abdominais. Coordenada pelo cirurgião dr. Heitor Santos, a unidade é a primeira no estado do Rio de Janeiro dedicada ao diagnóstico e tratamento de quadros de hérnia da parede abdominal, da região inguinal, incisionais, ventrais ou lombares. 

Ter um espaço que contemple toda a linha de cuidado relacionada às hérnias traz mais segurança e eficácia aos pacientes, já que se trata da doença mais operada no Brasil – com mais de 280 mil casos por ano. No Centro de Hérnias Abdominais, a equipe especializada está apta a realizar o diagnóstico e o preparo pré-operatório adequado e, caso seja necessário, encaminhar o paciente para a realização de cirurgia no Hospital São Lucas Copacabana. 

Os pacientes cirúrgicos com hérnia de parede abdominal e na região inguinal serão tratados por meio de procedimentos minimamente invasivos, como a laparoscopia e o uso da plataforma robótica – ambas disponíveis no Hospital São Lucas e que oferecem a mesma eficácia que as cirurgias convencionais. Dessa forma, sua recuperação será menos dolorosa e mais rápida, podendo retornar à rotina em pouco tempo.

​​​​​​Unidade de Endoscopia Digestiva

​Em seu Centro Médico, o Hospital São Lucas Copacabana criou a Unidade de Endoscopia Digestiva, focada no diagnóstico e tratamento, além de procedimentos de endoscopia digestiva diagnóstica e terapêutica, colonoscopia diagnóstica e terapêutica e enteroscopia por cápsula endoscópica.
Além de serem o pilar para o diagnóstico de doenças nas mucosas do trato digestório, os procedimentos endoscópicos são importantes para o rastreamento e prevenção dos cânceres do trato digestório que tem alta prevalência no Brasil, como tumores da junção do esôfago e estômago e tumores do intestino grosso.
Contando com equipamentos modernos, de alta definição e com toda a segurança a infraestrutura hospitalar oferecida pelo Hospital São Lucas Copacabana, a unidade oferece atendimento de alta qualidade aos pacientes. No corpo clínico da Unidade de Endoscopia Digestiva estão o dr. Jose Antônio Flores da Cunha, a dra. Maria Elizabeth Cardoso de Castro, a dra. Rosania Maria Inácio, a dra. Flavia Rangel de Sá Ribeiro e a dra. Claudia Maria de Andrade.

Exames e Tratamentos​​​

​O Centro de Especialidades Médicas do Hospital São Lucas Copacabana oferece uma ampla lista de exames ambulatoriais, terapias infusionais e tratamentos para diversas especialidades, para que o paciente cuide de sua saúde com mais comodidade.

Anestesiologia

Angiologia

Arritmia Cardíaca

Cardiologia

Cirurgia Bucomaxilofacial

Cirurgia da Parede Abdominal/Hérnia

Cirurgia de Cabeça/Pescoço

Cirurgia Geral

Cirurgia Oncológica

Cirurgia Plástica

Cirurgia Torácica

Cirurgia Vascular

Clínica Médica

Endocrinologia

Fisiatria

Gastroenterologia

Hepatologia

Hepatologia Cirúrgica

Infectologia

Nefrologia

Neurocirurgia

Neurologia Intervencionista

Nutrição

Onco-ortopedia

Oncologia

Ortopedia/Traumatologia

Otorrinolaringologia

Pneumologia

Proctologia

Psicologia

Radiologia Intervencionista

Reumatologia

Urologia​


​​​Corpo Clínico

​A saúde e o bem-estar do paciente vêm em primeiro lugar, e a escolha rigorosa de um corpo-clínico que atue com excelência no tratamento de diversas patologias é um fator essencial para que a experiência do paciente no Centro de Especialiades Médicas do Hospital São Lucas Copacabana seja a melhor possível.​ Conheça nosso corpo clínico:

​​​​​​Centro de Doenças do Fígado e P​âncreas

​* Dr. Henrique Sérgio Moraes Coelho – Hepatologia Clínica
* Dra. Fernanda Calçado – Hepatologia Clínica
* Dr. Sílvio Martins – Hepatologia Clínica
* Dra. Ana Lúcia Ramos – Hepatologia Clínica
* Dra. Claudia Cristina Tavares – Hepatologia Clínica
* Dra. Samanta Basto - Hepatologia Clínica
* Dr. Anderson Brito - Hepatologia Clínica

​​​​​​Centro de Diabetes e Obesidade

​* Dra. Luciana El-Kadre – Cirurgiã
* Dr. Fernando de Barros – Cirurgião
* Dr. Paulo Falcão – Cirurgião
* Dr. Lucio Vieira – Endocrinologia
* Dra. Simone Polonine – Endocrinologia

​​​​​​Centro Médico

* Dr. Rafael Linhares - Anestesiologia
* Dr. Lucas Rangel - Arritmia cardíaca
* Dr. Pablo Gonzalez - Cirurgia Bucomaxilofacial 
* Dr. Ricardo Frederico - Cirurgia Bucomaxilofacial 
* Dr. Diego Matos - Cardiologista​
* Dr. Renato Ribeiro – Cardiologista
* Dr. Roberto Arrigoni - Cardiologista
* Dr. Pedro Milet - Cirurgia de Cabeça e Pescoço
* Dr. Augusto César – Cirurgia Geral
* Dra. Camila Girão - Cirurgia Geral
* Dra. Camila Cesar - Cirurgia Geral
* Dra. Leandro ​​Savattoni - Cirurgia Geral
* Dr. Ronaldo Andrade - Cirurgia Geral
* Dra. Nathalia Fagundes - Cirurgia Plástica
* Dr. Gustavo Gattas – Cirurgia Torácica
* Dr. Caio César Castro - Cirurgia Torácic​​a
* Dr. Daniel Falcão - Cirurgião Vascular
* Dr. Felipe Murad – Cirurgião Vascular​
* Dra. Joana Fleck - Cirurgião Vascular
* Dr. Leonardo Teixeira - Cirurgião Vascular
* Dra. Ana Luiza Camanho - Clínica Geral
* Dra. Izabella Dornelas - Clínica Geral
* Dra. Juliana Miotto - Clínica Geral
* Dra. Lais Veiga - Clínica Geral
* Dra. Nara Freitas - Clínica Geral
* Dra. Simone Lino – Fisiatria
* Dra. Ana Lucia Ramos - Hepatologia
* Dra. Fernanda Calçado - Hepatologia
* Dra. Marcela Mathias - Hepatologia
* Dra. Nathalia Babo - Hepatologia e Gastroenterologia
* Dr. João Manoel - Infectologia
* Dr. Luiz Felipe Guimarães - Infectologia
* Dra. Gabriela Campos - Nefrologia
* Dr. Jadilson Pereira – Nefrologia
* Dr. Onofre Barros - Nefrologia
* Dr. Pedro Tulio – Nefrologia
* Dr. Silas Martins​ – Neurocirurgia
* Loraine Ferraz - Nutricionista
* Juliana Moraes Coelho - Nutricionista
* Dr. Julio Ferreira – Ortopedia
* Dr. Juan Daniel Aquino – Ortopedia
* Dra. Karla de Paula Costa– Ortopedia
* Dr. Lucas Ascenção Barros – Ortopedia
* Dra. Letícia Reis – Otorrinolaringologia
* Dr. Édio Cavallaro – Otorrinolaringologia
* Dr. Guilherme Crespo – Otorrinolaringologia
* Dra. Camila Gonçalves - Otorrinolaringologia
* Dra. Caroline Ribeiro Guimarães - Otorrinolaringologia
* Dr. Gabriel Caetani - Otorrinolaringologia
* Dra. Letícia Kamei - Otorrinolaringologia
* Dra. Maria Beiler - Otorrinolaringologia
* Dra. Sharon Ávila - Otorrinolaringologia
* Dr. Alexandre Pinto Cardoso – Pneumologia
Dr. Andre Lassance – Pneumologia
Dr. Barbara Bracarence – Pneumologia
Dr. Fabio Silva – Pneumologia
Dr. Marcia Freire​ – Pneumologia
* Barbara Falcão - Psicologia
* Iole Dielle - Psicologia
* Dr. Leonardo Romeiro - Reumatologia
* Dra. Yedda Barcelos - Reumatologia​
* Dra. Raissa de Aquino - Proctologia
* Dr. Mauro França - Urologia
* Dr. Rafael Rosa - Urologia
* Dr. Thiago Pataleão - Urologia

​​​​​​Centro de Endoscopia

​* Dr. José Antonio Flores da Cunha – Gastroenterologista
* Dra. Claudia Maria de Andrade Equi – Gastroenterologista
* Dra. Flavia Rangel de Sá Pinheiro – Gastroenterologista
* Dra. Maria Elisabeth de Castro Alves – Gastroenterologista
* Dra. Rosania Maria Inácio – Gastroenterologista​
​​

​​​​​​Centro de Hérnias Abdominais

* Dr. Heitor Santos – Cirurgião

​​

​​​​​​Centro de Nefrologia e Hemodiálise

* Dr. Pedro Túlio - Nefrologista

​​​​​​​​​​​​Cirurgia Oncológica Obdominal​


​* Dr. Eduardo Fernandes - Cirurgião
* Dr. Felipe Mello - Cirurgião
* Dr. Leandro Savatonne - Cirurgião
* Dr. Ronaldo Andrade - Cirurgião