Logon
Sobre Nós

Cirurgia Bariátrica

Cirurgias auxiliam no tratamento de pacientes com obesidade e diabetes tipo 2

​​O Hospital São Lucas Copacabana conta com Centro Cirúrgico equipado e equipe multidisciplinar formada por cirurgiões, médicos clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos altamente capacitados para a realização da cirurgia bariátrica e o acolhimento do paciente ao longo de toda a linha de cuidado, do pré ao pós-operatório.

Pensando em realizar a cirurgia bariátrica? Saiba mais sobre ela neste ebook completo com explicação detalhada de como funciona o procedimento, preparativos pré-cirúrgicos, cuidados após a cirurgia e outras dúvidas frequentes. 

O que é a cirurgia bariátrica?


Também conhecida como gastroplastia ou ainda “cirurgia de redução do estômago", a cirurgia bariátrica é uma abordagem cirúrgica indicada para tratamento de pessoas com obesidade e também suas comorbidades relacionadas. Ao reduzir o estômago e mexer no intestino, a cirurgia associa maior restrição alimentar associada a um efeito metabólico que ajuda na perda de peso e no tratamento de doenças associadas, como o diabetes tipo 2, hipertensão e colesterol alto. 

A cirurgia bariátrica é indicada para qual tipo de paciente? 


O paciente precisa ter Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30 (obesidade grau I) com diabetes associado; ou IMC acima de 35 (obesidade grau II) associado às doenças como diabetes, gordura no fígado, hipertensão, apneia do sono, dislipidemia (alteração nas taxas de colesterol e triglicérides), problemas ortopédicos e outros quadros; ou ainda acima de 40 com ou sem comorbidades. 


Principais vantagens da cirurgia bariátrica para o paciente 


Apesar de a redução considerável de peso ser o seu principal foco, a cirurgia bariátrica também proporciona outros benefícios para a saúde do paciente, como a melhoria ou cura de quadros como diabetes tipo II, colesterol alto, gordura no fígado, apneia do sono, hipertensão arterial, asma e insuficiências cardíaca e respiratória. Além disso, o procedimento também pode contribuir para a melhora da saúde mental do paciente que lida com sintomas ou diagnóstico de depressão e baixa autoestima ligadas à sua aparência física. 

Quais são as maneiras de se realizar a cirurgia bariátrica?


Atualmente, existem diversas formas de realizar a cirurgia bariátrica no paciente, incluindo a tecnologia robótica e acesso por vídeolaparoscopia para torná-la minimamente invasiva. O tipo escolhido irá depender das necessidades que o paciente apresenta e a indicação do médico que o acompanha, podendo ser associada ou não ao desvio intestinal.

  • Gastrectomia Vertical ou Sleeve: redução do volume gástrico em cerca de 80%;
  • By-pass Gástrico: associa a redução do estômago ao desvio do intestino. 

Para saber mais sobre o Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital São Lucas Copacabana, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2545-4000.