Logo

Oncologia

Abordagem humanizada dos pacientes e alta tecnologia

Oncologia - Hospital São Lucas

A abordagem humanizada dos pacientes e a alta tecnologia aplicada ao diagnóstico e tratamento são os grandes diferenciais da Oncologia do Hospital São Lucas Copacabana. Além de ter uma equipe renomada de oncologistas clínicos, hematologistas e cirurgiões oncológicos, o hospital também conta com o apoio de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas especializados.

Dispomos de técnicas para resolução de diversos tipos de câncer, tanto de tumores sólidos quanto não sólidos. Já o nosso Centro de Infusão, localizado no Centro Médico da Gávea, concentra o atendimento ambulatorial ao paciente oncológico e está capacitado para administrar diversos tipos de medicamentos – como os imunossupressores, antibióticos e quimioterápicos, sendo uma das opções mais indicadas para o paciente dar seguimento ao seu tratamento após a alta-hospitalar. O espaço foi pensado para preservar a privacidade do paciente, que recebe a medicação em espaços individuais com acomodações para acompanhantes.

Onde está localizada a Oncologia do Centro Médico do Hospital São Lucas?

O espaço está localizado no Centro Médico (quinto andar) do Shopping da Gávea, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Para marcar uma consulta ou saber mais sobre a Oncologia do Centro Médico do Hospital São Lucas, no Shopping da Gávea, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2545-4000 ou pelo número (21) 99149-2503.

Grandes diferenciais da Oncologia HSL

  • Consultas ambulatoriais de diversas especialidades médicas em um mesmo local, o que permite um atendimento multidisciplinar mais ágil e integrativo, além de comunicação mais direta entre os profissionais envolvidos no cuidado de cada paciente.
  • O paciente pode contar com a estrutura e todos os serviços de um hospital de alta complexidade.
  • Corpo clínico dedicado ao ensino e pesquisa clínica.
  • Alta tecnologia em exames e procedimentos para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos nossos pacientes oncológicos.
  • Nossas equipes seguem protocolos rígidos de certificação de qualidade para assegurar a segurança dos pacientes, sem perder nossa vocação para o atendimento humanizado.

O que você precisa saber sobre o câncer?

O câncer não é apenas uma doença, e sim um conjunto de mais de 100 quadros diferentes causados por tumores malignos no organismo - originados a partir de uma multiplicação desordenada de células em uma ou mais áreas do corpo, podendo atingir órgãos, tecidos e estruturas do organismo. Dependendo da região em que se desenvolvem, são chamados de carcinomas (quando surgem em tecidos epiteliais, como mucosas ou pele) ou sarcomas (quando atingem cartilagem, osso ou músculo).

Tipos e classificações

Entre os brasileiros, os tipos com maior incidência são o câncer de pele, de mama, de próstata, de intestino e de pulmão. Além deles, os chamados hematológicos (leucemias, linfomas e mielomas), que prejudicam as células sanguíneas, também são frequentes. A classificação da gravidade de um tumor leva em conta uma série de fatores, como sua velocidade de crescimento, se é metastático (quando atinge outras parte do corpo além da área em que teve início), o estágio em que foi descoberto e doenças associadas do pacientes.

Diagnóstico

Estar atento aos sintomas e às incoerências que surgem em exames de rotina é muito importante para o diagnóstico efetivo do câncer. Para confirmar a suspeita, o oncologista usa exames de imagem (como ultrassom, tomografia e ressonância magnética) e faz a biópsia de uma parte do tumor. Em relação aos cânceres hematológicos, a confirmação é feita pela análise das alterações nas células sanguíneas.

A importância da detecção precoce

Em alguns casos, as chances de cura de um tumor estão diretamente ligadas ao desenvolvimento que ele alcançou, ou seja, quanto mais cedo ele for diagnosticado e tratado, maior é a probabilidade de sucesso na terapia escolhida. Por isso, é essencial fazer todos os exames de rotina indicados pelo médico, já que muitos casos de câncer são detectados em estágio inicial através dessas avaliações.

Principais exames de rotina para a detecção precoce de câncer

Mamografia (para câncer de mama) Exame de Papanicolau (para câncer do colo do útero) Exame laboratorial de PSA (para câncer de próstata) Tomografia do tórax (para câncer de pulmão) Exames ginecológicos Colonoscopia (para câncer de cólon e reto)

Corpo Clínico

  • Dr. Gustavo Fernandes Diretor Geral de Oncologia Dasa
  • Dr. Luiz Henrique Lima Araújo Diretor regional de Oncologia no Rio de Janeiro
  • Dr. Gustavo Fernandes Diretor Geral de Oncologia Dasa
  • Dr. Victor Araújo Oncologia Clínica
  • Dra. Tarnara Valeriano Campostrini Oncologia Clínica
  • Dra. Gabriela Passos Oncologia
  • Dra. Juliana Ominelli Oncologia
  • Dra. Cecília Longo Oncologia
  • Dr. Luiz Henrique Lima Araújo Diretor regional de Oncologia no Rio de Janeiro
  • Dr. Victor Araújo Oncologia Clínica
  • Dra. Tarnara Valeriano Campostrini Oncologia Clínica
  • Dra. Gabriela Passos Oncologia
  • Dra. Juliana Ominelli Oncologia
  • Dra. Cecília Longo Oncologia

Últimas notícias de Oncologia

Câncer de tireoide: conheça os sintomas, causas e tratamento

Oncologia

3 min

Câncer de tireoide: conheça os sintomas, causas e tratamento

Doença tem cura e o principal tratamento é a tireoidectomia
Dicas para lidar com quem enfrenta o câncer

Oncologia

2 min

Dicas para lidar com quem enfrenta o câncer

Hábitos simples podem fazer a diferença durante o tratamento
Saiba como prevenir o câncer de fígado

Oncologia

3 min

Saiba como prevenir o câncer de fígado

Hepatites, abuso de bebidas alcoólicas e hábitos pouco saudáveis podem influenciar no desenvolvimento da doença
Oncologia genética: o que é, qual sua importância e relação com o tratamento contra o câncer

Oncologia

3 min

Oncologia genética: o que é, qual sua importância e relação com o tratamento contra o câncer

Testes genéticos rastreiam risco aumentado para câncer e ajudam no combate a doença
Ver mais artigos

Tratamentos

Cirurgia para extração do tumor

Procedimento cirúrgico que retira a área prejudicada pelas células tumorais

Quimioterapia

Método usado com frequência para retardar o avanço da doença para outras partes do corpo

Radioterapia

Usa de radiações ionizantes para destruir o tumor de forma local

Imunoterapia

fortalecimento do organismo do paciente para que ele consiga combater o tumor, usado principalmente quando o tipo de câncer é resistente aos tratamentos tradicionais

Hormonioterapia

usada em casos em que o tumor tem receptores hormonais (como no câncer de mama, de próstata e outros)