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Cardiologia

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Estresse no ambiente de trabalho pode levar a doenças cardíacas

Você sabia que 30% das mortes no Brasil são causadas por complicações no coração?
TN
Dra. Teresa Navarro - - - MédicaAtualizado em 16/01/2024
 Estresse no ambiente de trabalho

​Por mais que o trabalho proporcione realizações profissionais e bons momentos ao lado de amigos e colegas, é necessário ter cuidado nas horas mais difíceis. Isso porque o estresse, em níveis elevados, pode causar problemas ao coração. Os números não mentem: segundo o Ministério da Saúde, doenças cardíacas, principalmente o infarto, causam mais de 30% das mortes no país.

Segundo dra. Teresa Navarro, coordenadora da Emergência do Hospital São Lucas Copacabana, estar em um estado constante de tensão libera uma grande quantidade de hormônios, como o cortisol e a adrenalina, que desestabilizam o organismo.

Essa mudança pode ser prejudicial para os órgãos, principalmente o coração, já que influencia na quantidade de batidas e aumenta a pressão arterial. Quando esse estado de tensão passa a ser algo frequente, doenças mais sérias, como a insuficiência cardíaca e o AVC, podem se desenvolver.

Estilo de vida mais calmo previne doenças no coração

As principais dicas para manter o corpo saudável e a mente plena, mesmo em ambientes corporativos nocivos e estressantes, está na capacidade de encontrar felicidade no ambiente de trabalho. Um estudo finlandês publicado na BMJ mostrou que quem é saudável, mas se estressa constantemente no trabalho, tem mais chances de falecer devido à uma doença do coração do que pessoas que gostam de seus empregos.

“Os sintomas mais comuns de que o estresse está afetando o corpo são as dores de cabeça e na região da nuca, cansaço em excesso, impaciência, queimação no estômago e sentimento de raiva. Isso causa um desgaste profundo no dia a dia que pode, inclusive, influenciar no relacionamento interpessoal com colegas de trabalho e também com família e amigos”, afirma Teresa Navarro.

Para a médica, o mais importante é colocar o bem-estar em primeiro lugar no ambiente de trabalho e prezar por uma rotina regrada em casa, com um sono tranquilo, atividade física constante e boa alimentação. Pensar e refletir sobre situações inusitadas no trabalho também é uma maneira de acalmar a mente e, além de evitar o estresse, poupar os funcionários de momentos embaraçosos.

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