O coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e, para mantê-lo saudável, é preciso ficar de olho na pressão arterial. A hipertensão (ou pressão alta) é um problema comum entre os brasileiros e por causar sobrecarga no coração, pode desencadear diversas cardiopatias. Por isso, é importante monitorar a pressão arterial regularmente, especialmente através do exame MAPA, técnica simples e indolor que mede a pressão do paciente durante 24 horas, enquanto ele realiza suas atividades normais.. ...
O que é o exame MAPA?
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que ajuda a medir a pressão arterial do paciente durante 24 horas seguidas, enquanto ele realiza suas atividades normais e até mesmo enquanto dorme. A técnica consiste na instalação de um aparelho que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, a fim de obter um registro contínuo dos níveis de pressão arterial ao longo do dia.
Para que serve o exame MAPA 24 horas?
O MAPA é um exame muito útil para detectar variações na pressão arterial ao longo do dia, especialmente em casos de hipertensão e problemas relacionados. O exame é indolor e não invasivo, tornando-se uma opção segura para o diagnóstico e tratamento desses problemas.
O procedimento começa com a colocação de um manguito para medição da pressão arterial no braço do paciente. Esse manguito é conectado a um gravador portátil, que pode ser usado na cintura ou em uma pequena bolsa. “É importante ressaltar que o aferimento só pode ser realizado com o manguito colocado no braço e não em outras partes do corpo", esclarece a Dra. Flávia Verocai, responsável pela cardiologia do Hospital São Lucas Copacabana.
Quanto dura o exame e em quanto tempo sai o resultado?
Como o próprio nome diz: Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial, o exame MAPA monitora a pressão durante 24 horas. Já o resultado leva de quatro a sete dias para ficar pronto.
Exame MAPA: o que não pode fazer
A cardiologista recomenda que o paciente tome banho antes de iniciar o exame, uma vez que isto não poderá ser feito enquanto ele estiver com o aparelho.
“Caso a pessoa faça uso contínuo de medicamentos, ela deve listar os nomes, a quantidade de doses e os horários. Além disso, para a prática de atividades físicas, é bom consultar seu médico", afirma.
Quando o exame MAPA é recomendado?
O exame MAPA pode ser solicitado apenas para fins de check-up, mas também é indicado para o diagnóstico e acompanhamento de sintomas relacionados à pressão arterial, como a hipertensão.
Cardiologia no Hospital São Lucas Copacabana: atendimento com conforto e segurança no coração do Rio de Janeiro A cardiologia é um dos principais focos de atuação do Centro Médico São Lucas. O espaço, conduzido por uma equipe multidisciplinar especializada em diversas áreas cardiovasculares, une conforto, tecnologia e segurança para oferecer ao paciente uma experiência médica de excelência em quadros de baixa e alta complexidade.
- Acompanhamento cardioncológico;
- Acompanhamento para pacientes cardiopatas;
- Arritmia e eletrofisiologia;
- Avaliação de anestesiologista;
- Avaliação de fisioterapia;
- Avaliação de miocardiopatias;
- Avaliação para cirurgia cardíaca;
- Avaliação para procedimentos de hemodinâmica;
- Avaliação para transplante cardíaco;
- Cardiopatia estrutural;
- Cirurgia vascular;
- Doença coronariana;
- Doenças orovalvares;
- Insuficiência cardíaca;
- Prevenção cardiovascular;
- Risco cirúrgico.
Exames especializados
- Ecocardiograma transtorácico;
- Eletrocardiograma (incluído na consulta);
- Holter digital;
- M.A.P.A. (monitorização ambulatorial da pressão arterial);
- Teste cardiopulmonar e ergométrico;
- Ultrassom vascular (arterial e venoso).
Além do acompanhamento especializado com equipe multidisciplinar, incluindo nutricionistas e psicólogos, também há a possibilidade de interação entre cardiologistas, oncologistas e cirurgiões para avaliação de pacientes e casos específicos.
Unidade Cardiointensiva do Hospital São Lucas Copacabana
No hospital, a Unidade Cardiointensiva é especializada no acolhimento de pacientes com problemas cardiológicos que precisem de observação intensiva, portadores de síndrome coronária aguda ou recém-operados de cirurgia cardíaca e vascular. Aqui, o paciente de alta complexidade é amparado pelo que há de melhor em tecnologia para monitorização e realização de exames e procedimentos. Seus 20 leitos são individuais e projetados para oferecerem segurança, comodidade e privacidade aos pacientes.
O paciente cardiopata encontra no Hospital São Lucas Copacabana procedimentos diagnósticos e terapêuticos de ponta para casos de baixa e alta complexidade. Para mais informações, consulte nossos canais de atendimento.
Agendar Consulta